Adoro a Primavera pela sua beleza: os pássaros, as árvores, as flores! Mas também pelo Sol que a acompanha nos dias esplêndidos como o de hoje.
E, com o Sol, as temperaturas vão subindo e já nem qualquer coisa nos desce na garganta.....quais comidas pesadas, quais bolos sequinhos.....queremos é umas saladinhas e uma fruta bem fresquinha :)
Mas como uma boca doce não se satisfaz sem um docinho, aqui vos deixo uma sobremesa bem fresquinha e saborosa, inventada por mim (pelo menos não copiei de lado algum, fui tirando ideias e saiu assim.....).
Ingredientes:
- 1 pacote de bolacha digestiva
- 100 gr. manteiga
- 1 embalagem de gelatina de morango (ou outro sabor da preferência)
- 3 gemas
- 150 gr. de açúcar
- 3 colheres (sopa) de farinha maizena
- 1 pacote de açúcar baunilhado
- 1/2 Lt. de leite
- morangos e kiwis (ou outra fruta da preferência)
Preparação:
Comece por preparar a Gelatina, utilizando os 2 pacotes e seguindo as instruções da embalagem. Depois de pronta, deite num recipiente e coloque no frigorifico até começar a "querer solidificar".
Em seguida, prepare o Creme de Pasteleiro: Põe-se o leite ao lume com a farinha maizena, depois deita-se o açúcar e mexe-se bem, quando o creme estiver já espesso, deitam-se as gemas e o açúcar baunilhado, mexendo sempre até misturar tudo muito bem. Reserve.
No liquidificador, deite as bolachas em pequenos pedaços, juntamente com a manteiga (pode usar pequenas nozinhas de manteiga, ou então manteiga líquida). Triture tudo muito bem, até que a bolacha fique compacta e agarrada às extremidades do liquidificador.
Agora que está tudo pronto, é só "empratar"! Num pirex de vidro, coloca-se a bolacha no fundo, pressionando-se para ficar bem lisinha (se quizer pode levar um bocado ao frigorifico para endurecer um pouco). Em seguida, espalha-se o creme de pasteleiro. Parte-se a fruta aos bocadinhos, e espalha-se por cima do creme, deitando por fim a gelatina.
Leva-se ao frigorifico para solidificar. Deve servir-se bem fresco.
Pode parecer que dá muito trabalho mas, na realidade, demora-se mais a explicar do que a fazer :) E, no fim, vale muito a pena pelo agradável sabor: doce e fresco, uma combinação perfeita para deliciar a boca dos mais gulosos nos dias quentes.
BOM PROVEITO!