O Doce de Pêssego sempre se concretizou :)
Mal cheguei a casa pus logo a panela ao lume e..........esperei pacientemente por ver o preparado engrossar, mas confesso que comecei a ficar um pouco desiludida porque nem passadas 2.30h aquilo mudava de aspeto..........Já estava eu a pensar: "mais valia estar quietinha....gastar tanto gás e não vai sair nada de jeito....". E eis que decido passar a varinha, aos poucos, para ver no que dava. Horinha em ponto, ficou com a espessura certa, e depois foi só mexer mais um bocado em lume médio.
Ingredientes:
- Pêssegos
- Açúcar (1 Kg de pêssegos já preparados = 800 gr de açúcar)
- Casca de limão
Preparação:
Preparar os pêssegos (tirar a pele e o caroço, e partir em bocados pequenos) e colocá-los numa panela. Depois cobre-se com o açúcar e tapa-se a panela, deixando repousar de um dia para o outro (assim o açúcar vai-se desfazendo em líquido).
Acrescenta-se a casca de limão, coloca-se a panela ao lume e, quando ferver, reduz-se a chama para o mínimo, deixando cozinhar até engrossar (convém ir mexendo de vez em quando).
NOTA: eu deixei cozer durante 2h30m e depois fui desfazendo com a varinha, até ficar uma polpa (tal como eu pretendia). Mexi mais um bocado em lume médio e apaguei.
Quando o doce estiver pronto, distribui-se ainda quente pelos frascos fechando-os imediatamente e invertendo-os (virar os frascos com a tampa para baixo para criar vácuo e não ganhar bolor).
Assim, o doce conserva-se durante muito tempo, sendo apenas necessário colocar no frigorífico depois de abrir o frasco.
Como é evidente, já abri um frasquinho e..........ótimo!!!! Consome muito gás mas, de verdade, não há comparações com os doces de compra.....