terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma ida ao teatro e uma agradável surpresa

Este fim de semana já estava traçado de maneira bem diferente, com planos para sábado à noite.
O verão decidiu prolongar-se e, com ele, o bom tempo. Desta feita, nada melhor que aproveitarmos enquanto não chove para planearmos um serão diferente. Eis que, em conversa com uma amiga, surge a oportunidade de ir ao teatro. Ela já tinha ido ver a peça em cena, e aconselhou-nos vivamente a ir.
CASA DA FAMA - lá fomos ver (e valeu bem a pena, 2 horas de riso e boa disposição, nada melhor para esquecer, ainda que momentaneamente, o período critico que atravessamos).

Mas, com horários para cumprir, o jantar de sábado não poderia ser tão moroso como habitualmente gostamos que seja.......ora, no entretanto do que será ou não será.......eis que o meu marido se disponibiliza a (re)fazer uma experiência culinária que realizou, casualmente, há dias (mas que eu não provei porque estava adoentada). 
Que bem que calhava, não só tinhamos que poupar tempo como nos faltavam ideias (e a mim vontade). E assim se fizeram uns hamburgueres bem diferentes do convencional (porque normalmente faço-os num tachinho só com um fio de azeite e lume muito brando), e com um sabor muito bom!

Tanto que vos recomendo, que decidi colocar aqui a receita, para que tenham oportunidade de experimentar um prato que tem tanto de simples como de saboroso.


HAMBURGUERES EM CERVEJA


Ingredientes:

- 4 hamburgueres (estes eram de bovino)
- 1 garrafa de cerveja (mini)
- polpa de tomate
- alho
- piri-piri
- limão
- sal
- azeite
- massa esparguete
- hortelã

Preparação:

Depois de descongelarem os hamburgueres, temperam-se com sumo de limão, e reserva-se (10 min). Coloca-se a massa a cozer, temperando apenas com sal e uma folha de hortelã.
Num tacho, deita-se um fio de azeite, deita-se o alho picado e deixa-se saltear um pouco (de modo a não queimar o alho). Depois acrescenta-se a polpa de tomate, a cerveja, o sumo de limão (de temperar os hamburgueres), o sal e, por fim, os hamburgueres. Deixa-se cozinhar em lume brando até que os hamburgueres fiquem tenros. Retificam-se os temperos e........está pronto!


(by Vitor Pacheco)
Cá está!! Um prato simples, que nada tem de sabedoria mas muito tem de saboroso.
Ideal para os dias em que nos apetece algo leve e de fácil confeção!


BOM PROVEITO!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O regresso.............E uma receita bem Portuguesa!

Após uma ausência prolongada, ainda que indesejada, cá estou de volta para continuar a partilhar as minhas experiências culinárias com todos aqueles que gostam de dar uma espreitadela por estes Pecados Caseiros!
As férias deixaram-me mais preguiçosa, mas nem por isso deixei de fazer as minhas experiências. No entanto, a receita que aqui vos deixo em nada é inovadora, constituindo até um dos pratos bem Portugueses de Portugal, mas que nem por isso será menos apreciado por todos nós. Pelo menos cá em casa é bem apreciado!

BACALHAU COM GRÃO



Ora aqui está um prato que nada tem de especial, a não ser o seu sabor original!

Ingredientes:

- 2 postas de bacalhau (devidamente demolhadas)
- grão de bico (eu utilizei já cozido)
- 2 ovos
- 2 cebolas pequenas (bem caseirinhas, para garantirmos o sabor)
- salsa
- azeite
- azeitonas pretas

Preparação:

Cozer as postas de bacalhau e, em simultaneo, cozer os ovos e o grão (no meu caso já estava cozido, apenas dei uma fervura). Depois de tudo cozido.......basta empratar :)
Colocam-se as postas de bacalhau na travessa; descascam-se os ovos e partem-se às rodelas dispondo a gosto; e coloca-se igualmente o grão. Por fim, decora-se com a cebola lascada e salsa picada. Ah, e como não podia faltar.........as deliciosas azeitona pretas! Agora é só regar bem com azeite (que se for caseirinho ainda melhor), e desfrutar de um sabor tão tradicional.


E voilá, tão facilmente se prepara um bom prato Português!!

BOM PROVEITO!!!