domingo, 4 de março de 2012

Fim de semana com chuva e duas tartes

Quando a prolongada ausência de chuva já começava a manifestar os seus nefastos efeitos, eis que somos «presenteados» com um fim de semana chuvoso, bem apelativo ao descanso e a uns cozinhados para partilhar com a família e os amigos.

Sábado, apesar de atarefado, foi dia de duas experiências novas - uma TARTE SALGADA e uma TARTE DOCE!
Contrariamente às tartes doces, as salgadas nunca foram alvo de grande investimento, cá em casa, talvez por ficarmos sempre reticentes às tão conhecidas Quiches (das quais não somos grandes apreciadores). Na intensa procura pela blogosfera, nunca conseguia encontrar uma receita que não levasse as tão utilizadas natas..... Até que descobri a receita de uma TARTE DE FRANGO COM COGUMELOS no tão conhecido site da vaqueiro, e não resisti a experimentar.

TARTE DE FRANGO COM COGUMELOS
(a receita é ligeiramente diferente da original)

Ingredientes

- 1 massa quebrada (fresca)
- 1 cebola média
- 1 colher de sopa de azeite
- 500 gr de frango cozinhado (cozido, estufado, ou assado) sem peles e desossado (eu utilizei 2 coxas de frango do campo)
- 1 lata de cogumelos laminados
- pimento vermelho
- 1/2 lata de tomate pelado (aos cubinhos)
- 3 ovos
- sal
-  pimenta
- 150 gr de queijo emmental ralado

Preparação

Descasca-se e pica-se a cebola, levando ao lume com o azeite até a cebola estar transparente (estalar). Junta-se o frango e os cogumelos escorridos e deixa-se saltear um pouco. Junta-se o tomate e o pimento em tirinhas, e deixa-se refogar sobre o lume médio (até ficar bem apuradinho).

Entretanto, dispõe-se a massa quebrada numa tarteira de fundo amovível, aparam-se as pontas sobrantes, e fura-se o fundo com um garfo.

Verte-se o preparado sobre a massa.

Batem-se os ovos como para omeleta, e temperam-se com sal e pimenta (a gosto). Verte-se por cima na tarte.

Por fim, cobre-se a tarte com o queijo (eu utilizei queijo em barra, e ralei na hora, fica mais suave que o de compra).

Leva-se ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 220ºC, cerca de 30 minutos (até os ovos coagularem e a tarte ficar douradinha).

Servida com uma salada de alface, conjuga muito bem!!

BOM PROVEITO!!

Sem comentários:

Enviar um comentário