Quase um ano sem publicar uma receita é, realmente, muito tempo. Devo um pedido de desculpas mas, por razões várias, não tem dado para atualizar o blogue como gostaria. Contudo, também é verdade que nesse tempo de ausência não ousei experimentar muitas receitas novas.... Não sei, há alturas em que andamos mais inspiradas, outras nem tanto....
Mas prometo tornar-me mais assídua quer na publicação, quer nas experiências culinárias!
Para vos mostrar a minha vontade de cumprir o que vos digo, começo por partilhar uma receita bem simples e deliciosa, capaz de surpreender a família e os amigos.
Esta torta, encontrei-a numa das revistas que a minha sogra guarda religiosamente, por sinal já bem antiga, mas com receitas de fazer lamber a beiça.
Ingredientes:
- 250 gr. de manteiga
- 250 gr. de açúcar
- 250 gr. de farinha
- 4 ovos
- 1 colher (de chá) de fermento em pó
- 2 colheres (de sopa) de cacau em pó
- 250 gr. de compota (utilizei compota biológica de kiwi, mas podem utilizar a que mais gostarem)
Preparação:
Bate-se a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntam-se os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Incorpora-se a farinha, previamente peneirada com o fermento, e mexe-se bem.
Unta-se um tabuleiro com manteiga, forra-se com papel vegetal, e unta-se novamente o papel vegetal. Depois polvilha-se com cacau, de maneira a cobrir toda a superfície.
Leva-se ao forno, à temperatura de 180ºC, durante cerca de 10 minutos. Retira-se e desenforma-se sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar.
Depois de fria, barra-se a torta com a compota e enrola-se com o auxílio do pano.
[Eu achei mais fácil ir enrolando, ainda quente, com o próprio papel vegetal, e polvilhando com açúcar, à medida que ia enrolando. Mas fica ao critério de cada um, conforme a "prática" que tem.]
BOM PROVEITO!
Sem comentários:
Enviar um comentário