segunda-feira, 16 de maio de 2011

Chaussons de Maçã

Acho que ainda me lembro da primeira vez que vi estes docinhos....andava eu às compras com a minha mãe quando ela repara naquela caixinha....mal viu que era "algo" de maçã, ficou logo tentada a provar. Bem, e depois de provar dificil é resistir-lhe!

Tal como a minha mãe, também eu fiquei adepta destes folhadinhos e não descansei sem experimentar reproduzi-los.
Depois de muitas pesquisas pela internet, decidi fazê-los por mim mesma.

E cá estão eles, deliciosos!


Ingredientes:

- 4 maçãs médias (eu utilizei maçã vermelha mas a reineta é mais apropriada)
- 1 base de massa folhada fresca
- 1 cálice de vinho do porto
- açúcar (1 colher de sopa por cada maçã)
- pau de canela
- 1 gema de ovo

Preparação:

Num tacho, colocam-se as maçãs partidas em bocados pequenos, o açúcar (eu costumo deitar a olho), o vinho do porto, e o pau de canela. Deverá cozer até que as maçãs fiquem desfeitas.
Enquanto cozem, corta-se a massa folhada na forma pretendida (eu utilizei um copo e fiz no formato visivel na foto).
Depois das maçãs estarem cozidas, retira-se o pau de canela e desfaz-se tudo com a varinha, até obter um puré.
Por fim, distribui-se o puré de maçã pelos círculos de maçã folhada, colocando um pequeno montinho no centro de cada um, e fecha-se como se fosse um rissol, apertando bem nas pontas (eu dobrei um bocadinho para o puré não sair).

Para que fiquem mais bonitos, pode-se utilizar um garfo ou uma faca para fazer os "cortes" característicos dos chaussons (sem perfurar a massa folhada), e picelar com gema de ovo, para ficarem mais douradinhos.

E voilá, temos uns Chaussons aux Pommes!

4 comentários:

  1. Parecem saídos de uma montra, para quem não sabia trabalhar com a massa folhada, não te estás a sair nada mal....:-)

    ResponderEliminar
  2. Oh, que querida ;)
    Mas a verdade é que fiquei fã de massa folhada, é super fácil trabalhar, saborosa, e não suja nadica!
    E já estou filada nos teus dinamarqueses,eheh! Talvez nos meus anos saiam à cena, afinal são chiques ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois!! Chiques e Delicioosoos!! Garanto, vão fazer furor.. ;)

    ResponderEliminar
  4. vcs nao conhecem o doce das VIRGENS

    ResponderEliminar