terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SALTEADO DE LEGUMES

Passado mais um Carnaval, no qual a tradição manda que se coma um bom Cozido à Portuguesa no domingo gordo, é altura de pensarmos em regrar a nossa alimentação, deixando para traz as comidas pesadas do Inverno, e abrir as portas à Primavera que se avizinha.

O tempo não vai de feição, o frio persiste e a chuva vai entristecendo os nossos dias! Mas para contrariar um pouco, deixo-vos uma receita leve, simples, e bem deliciosa (tanto ao paladar como ao olhar).

Esta salada resultou da mistura de vários legumes que tinha disponíveis cá em casa, por isso podem aproveitar a sugestão e fazer a vossa própria mistura.


Ingredientes:

- 1 courgete
- 1 cenoura
- 1 lata (pequena) de milho doce
- 1 lata (pequena) de rebentos de soja
- pimento vermelho
- alho francês
- 1 dente de alho
- espinafres
- azeite
- molho inglês

Preparação:

Começa-se por preparar os legumes: a courgete é utilizada com a casca, bem lavada, e cortada aos cubinhos; a cenoura ralada; o pimento cortado em bocados pequenos; o alho francês cortado em finas rodelas; e os espinafres separados folha a folha.

Depois de tudo operacional, pica-se o dente de alho para o tacho (eu utilizei o WOK, fica melhor, mas pode ser numa sertã) e deita-se um fio de azeite. Deixa-se aquecer um pouco, e começa-se a colocar os ingredientes por ordem de cozedura, de maneira a que todos fiquem bem cozinhados sem ficarem melados. Vai-se salteando tudo muito bem, em lume médio, e quando estiver quase pronto, rega-se com um pouco de molho inglês. Mexe-se tudo muito bem, e está pronto a ser servido!

Muito fácil, rápido, e digno de surpreender! Acompanha muito bem com carne ou com peixe. Neste caso, acompanhei com uns hambúrgueres grelhados.


BOM PROVEITO!

Sem comentários:

Enviar um comentário