domingo, 27 de janeiro de 2013

FILETES DE SALMÃO FOLHADOS

Gosto muito de pesquisar receitas, trocar impressões com outras pessoas (principalmente, cozinheiras de mão cheia). Mas confesso, que gosto de impor o meu "cunho pessoal" em cada receita que faço. 


Este é um bom exemplo disso mesmo..... No decurso de uma, de tantas, conversas sobre culinária e cozinhados com a minha colega Sofia, eis que ela me fala nuns "folhados de salmão" que fez para o jantar. Hum, soou-me bem, principalmente pelo facto de conseguirmos fazer salmão sem que a casa fique a cheirar a peixe durante horas e horas.



Ficou a pulga atrás da orelha, e como cá em casa somos bons apreciadores de salmão, decidi colocar mãos à obra, e isto foi o que saiu.......




Ingredientes:
(para 2 pessoas)

- 2 filetes de salmão
- massa folhada (usei 4  quadradinhos de massa fresca, pronta a usar, da Bimbo)
- mostarda
- pasta de azeitona verde
- limão
- flor de sal
- sementes de sésamo (brancas e pretas)
- 1 gema de ovo


Preparação:

Temperam-se os filetes com sumo de limão e flor de sal (eu costumo usar flor de sal, é mais suave, mas podem utilizar o sal grosso). Reserva-se cerca de 20 minutos.

Prepara-se a massa folhada. Barra-se a massa folhada, que ficará por baixo, com mostarda. De seguida, coloca-se o filete de salmão, barra-se com a pasta de azeitona, e cobre-se com a outra parte da massa folhada, tendo o cuidado de fechar bem todas as extremidades. Pincela-se a massa folhada com a gema de ovo (previamente batida), e espalham-se as sementes de sésamo.

Levam-se os folhados ao forno, à temperatura de 190ºC até a massa folhada ficar douradinha.

O acompanhamento, fica ao gosto de cada um. Cá em casa, como somos apreciadores de saladas, decidi fazer uma salada de cenoura e agriões, enquanto o meu marido salteava uns pimentinhos padron (não há quem os faça como ele, homenagem lhe seja rendida).


[Esta receita foi inspirada, como disse, na da minha colega Sofia do blog infusão de sabores mas, acabou por pouco ter em comum com a receita dela]



BOM PROVEITO!

2 comentários:

  1. Ficaram com um aspeto delicioso!!! Hummm!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E ficaram muito bons ;)
      Valeu pela dica :P Agora tenho que repetir a outra receita de salmão, para colocar aqui o post!!

      Eliminar