terça-feira, 26 de novembro de 2013

MIMINHOS DE PESCADA COM MOLHO DE MARISCO

Tal como prometido, cá está a receita...
Gosto deste prato pela conjugação dos sabores mas, sobretudo, pela facilidade de confeção. E, para além disso, é ótimo para surpreender as visitas que "comem com os olhos"!!

Ingredientes
(para 3 pessoas)
 
- 1 embalagem de miminhos de pescada
- 1 pacote de "sopa de marisco"
- mexilhões e camarão (quantidade a gosto)
- azeitonas recheadas com pimento (ou outras)

(para o puré)
- 6 batatas grandes (de preferência brancas, porque se desfazem facilmente)
- 1 gema
- leite
- 1 quadrado de vaqueiro
- noz moscada
- sumo de 1/2 limão


Preparação:

Puré: cozem-se as batatas em água com sal até começarem a ficar desfeitas. Escorre-se a água, e trituram-se as batatas num passe-vite (ou com um utensílio próprio para o efeito, que existe em ferro com uns buraquinhos, onde se aperta a batata e ela sai desfeita) diretamente para o tacho (podem utilizar o mesmo onde elas foram cozidas). Coloca-se o tacho ao lume, junta-se quadrado de vaqueiro e mexe-se para que derreta. Depois vai-se acrescentando leite, aos poucos, com o lume sempre brando, até que o puré fique com a textura desejada. Nesse momento, desliga-se o fogão e misturam-se os restantes ingredientes: sumo de limão, noz moscada (a gosto), e a gema de ovo. Mistura-se tudo muito bem, e está pronto.

Miminhos: deita-se o pó da "sopa de marisco" num tacho largo (onde caibam os miminhos direitos, sem estarem sobrepostos), junta-se água e mistura-se tudo. Leva-se ao lume até levantar fervura, e colocam-se os miminhos, reduzindo o lume para o mínimo, evitando que o molho agarre no fundo do tacho. Posteriormente, cerca de 15 minutos depois, juntam-se os mariscos (mexilhão e camarão), deixando cozer (não é preciso mais que 15/20 minutos para cozer, senão estraga-se o marisco).

Tudo cozinhado, só falta colocar tudo na assadeira e levar ao forno....
Começa-se por colocar os miminhos, com jeito para não se desfazerem; depois, fazem-se os montinhos de puré em volta; e, por fim, verte-se o molho com o marisco em cima dos miminhos.
Para decorar o puré, temos as azeitonas.
Agora é só levar ao forno, na opção de gratinar, durante cerca de 10 minutos (até ficar com o aspeto que pretendem, douradinho por cima).

(Sugestão: para dar um aspeto mais bonito ao puré, podem pincelá-lo com gema de ovo, previamente batida, que lhe dará um tom dourado depois de ir ao forno. Fica sempre mais bonito, principalmente para surpreender os convidados).

BOM PROVEITO!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário